Atualmente, com a popularização tecnológica, reconhecimento por impressão digital, smartcard, MiFare ou RFID (TAG) estão substituindo, por exemplo, o método de credencial (nome e senha).
Dispositivos com sensores que fazem a leitura, a verificação e a identificação de características físicas únicas de um indivíduo aplicam a biometria e fazem agora a maior parte dos reconhecimentos. A identificação biométrica por impressão digital é a mais conhecida e utilizada atualmente por sua confiabilidade alta e baixo custo.
Em locais com um nível de segurança maior, ainda pode-se fazer a autenticação com duplo consenso (senha e tag pot exemplo), assim como biometria da iris, facial, vascular entre outras.
Os sistemas de controle de acesso permitem o gerenciamento dos mais variadas leitoras e controladores baseados em qualquer tecnologia de proximidade, além de biometria.
Com os softwares de gerenciamento, os controladores autônomos, passarão a facilitar o cadastro dos usuários, limitar o nível segurança, níveis de acesso, horários de acesso, além de toda personalização, com relatórios gerenciais configuráveis para cada necessidade.