Experiência de cinema no conforto de casa. Essa é uma expressão simples, que traduz bem a função principal do Home Theater, um sistema de áudio e vídeo que visa oferecer imersão similar à que temos em um cinema funcionando de forma similar.
De tal forma, temos maior imersão utilizando um Home Theater, com sons específicos vindo de lados diferentes e não apenas do centro, como acontece com as TVs. Podemos compreender falas e conversas com mais facilidade e ouvir detalhes que normalmente não ouviríamos caso o áudio estivesse vindo dos speakers da TV ou de uma soundbar simples.
No mercado brasileiro, o mais comum são os Home Theater com sistema de som de 5.1 canais, ou seja, cinco canais de áudio diferentes pelos quais as frequências sonoras são distribuídas e levadas até o espectador. Os equipamentos também acompanham um subwoofer, que lida com as frequências baixas e é responsável pelas batidas e sons mais graves.
É possível encontrar equipamentos de até 12 canais, além de complementares modelos mais básicos utilizando speakers extras ou até mesmo uma soundbar, obtendo assim mais canais para reprodução de sons, aumentando a fidelidade no posicionamento das informações sonoras — desde que tudo esteja configurado da maneira certa.
O sistema de som ambiente é muito comum nos supermercados, aeroportos, bares, clubes, rodoviárias, shoppings, escolas, salas, cozinhas, áreas de festas, etc.
Seja o ambiente comercial, empresarial ou residencial, ter um som ambiente de qualidade faz toda a diferença para quem consome.
As músicas são tocadas em caixas de som, posicionadas estrategicamente para espalhar o áudio de forma uniforme, para que todas as pessoas ouçam durante a permanência dentro de seu estabelecimento.
O volume deverá ser apenas o suficiente para ser ouvido, não interferindo na conversação normal das pessoas, e também não deve ser o centro das atenções, a não ser que seja para passar informações importantes (como ofertas em um supermercado), mas ainda assim o volume não pode ser exagerado, para não interferir nos negócios ou lazer.
Saber as preferências dos seus clientes, faz a diferença na hora de escolher a música ideal para cada negócio. Aprenda a distinguir quais tribos existem e quais frequentam seu estabelecimento.
Hoje em dia, o bom atendimento e qualidade no produto não são o suficiente para se perpetuar nos negócios, é necessário criar experiências positivas gerando conexão com seus clientes, para obter um público fiel a sua marca.