Iluminação de Emergência

A iluminação de emergência é um sistema que permite a orientação dos ocupantes de determinada área ou edifício para a saída, de forma segura e ordenada, em caso de falta de energia ou decorrente de um sinistro com incêndio, por exemplo, permite que os ocupantes do edifício encontrem uma rota segura de saída, além de permitir a entrada das equipes de resgate.

 

Certamente você já se deparou com elas quando desceu as escadas do prédio em que mora ou no edifício em que trabalha e, quando foi no cinema ou no shopping. Imagine estar em um local público como estes, ficar sem energia durante um pânico ou incêndio, e não saber para onde correr?

 

Por isso, apesar de parecer um sistema trivial e mais em conta se comparado a outros, não pode ser deixado de lado e merece toda nossa atenção.

Iluminação de Emergência.png

A iluminação de Emergência pode ser de Aclaramento, como o próprio nome já diz, é uma luminária que serve para clarear o ambiente e especialmente o piso ou de Balizamento e Sinalização, sendo a categoria de iluminação com letras e/ou símbolos, e que orientam os ocupantes para a rota de saída mais segura. 

 

Já o sistema ou equipamento empregado podem ser:

  • Blocos autônomos, sendo aparelhos de iluminação constituídos por um único invólucro, possuindo carregador, bateria e sensor de falha na tensão alternada;
  • Sistema centralizado possui uma central com circuito carregador com baterias com recarga automática, esta central no que lhe concerne alimenta as luminárias distribuídas pela edificação, este sistema possui um ótimo custo benefício.
  • Sistema centralizado com grupo motor-gerador, é semelhante ao da central de baterias. A diferença é que ao invés das baterias, o que alimenta o sistema é um motor-gerador, sendo que por norma o tempo de comutação deve ocorrer em até 12 segundos após a queda de energia.

 

A Norma do Corpo de Bombeiros e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aborda ser de responsabilidade do proprietário e/ou do administrador do edifício, ou imóvel contratar uma empresa tecnicamente qualificada para instalação e para as manutenções periódicas do sistema, de modo a garantir que todas as luminárias irão funcionar caso, sejam acionadas, além de prolongar a vida útil das mesmas, evitando gastos desnecessários.

Orçamento.jpg